Com o objetivo de ampliar as chances no mercado de trabalho, um grupo de mulheres participa de um curso de construção civil em Santa Maria. Neste mês, a Construtora Jobim acolheu proposta da organização Eu, Nós, Elas para uma ação especial, em que profissionais compartilharam informações e conhecimentos com as alunas selecionadas pelo trabalho voluntário.
A Eu, Nós, Elas é uma empresa de mão de obra feminina que atua na área de reparos e construção civil e que busca capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade social, com foco na geração de renda e inserção no mercado de trabalho de Santa Maria. A proposta prevê visitas guiadas e acompanhamento da prática da obra em diferentes setores da construção civil, como hidráulica, elétrica e acabamentos, oportunizar a vivência das rotinas do processo construtivo, possibilitando a observação das equipes de trabalho da construtora em seus espaços de atuação.
O primeiro encontro ocorreu no último dia 17, em uma obra da construtora. A atividade prática foi conduzida pelo técnico em edificações Giuliano Teixeira e reuniu 13 mulheres moradoras do loteamento Dom Ivo Lorscheiter e na Vila Maringá. Além de falar sobre os empreendimentos da empresa, Teixeira fez um panorama geral sobre segurança no trabalho e as fases que compõem o processo construtivo.
Uma segunda atividade está prevista para esta quinta-feira, a partir das 13h30min, na obra do Edifício Centenário, na Rua do Acampamento. A turma de mulheres retornará à construtora para aprender sobre instalações hidráulicas. A condução será da engenheira Marciana Cocco, que mediará os conhecimentos a partir da observação do trabalho realizado na obra, que deve ser concluída em outubro.
Novos encontros abordarão temas como instalações elétricas, revestimentos, pintura e acabamentos.